Fobia de Avião

Certas pessoas sentem muito medo ou apreensão quando viajam de avião. Esta forma de ansiedade é chamada de fobia específica, ou seja, manifesta-se apenas em determinadas situações. Este tipo de fobia afeta cerca de um terço das pessoas que utilizam os aviões como meio de transporte.

Acredita-se que esta situação possa ser fruto de um desequilíbrio dos neurotransmissores cerebrais. Experiências anteriores de vida também podem contribuir para o surgimento de uma determinada fobia.

Quando o indivíduo é exposto a uma situação que gera grande ansiedade, como viajar de avião ou permanecer em um lugar fechado (claustrofobia), ocorre a descarga de um neutransmissor chamado de adrenalina, o qual afeta o sistema cardiovascular, causando elevação do batimento cardíaco e da pressão arterial. Em geral, esta situação não costuma ser grave ou causar algum risco de vida. Em indívíduos que já sejam portadores de uma doença cardíaca mais grave ou que tenham um risco elevado para este tipo de doença, complicações cardiovasculares poderão surgir.

As fobias específicas, quando não tratadas, podem limitar e comprometer a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por esta forma de ansiedade.Atualmente, existem métodos psicoterápicos voltados diretamente para o tratamento das fobias específicas. Este tipo de tratamento pode controlar os sintomas fóbicos. Muitos casos necessitam de medicamentos. Os tranquilizantes do grupo dos benzodiazepínicos estão entre os mais utilizados na prática médica.

O portal QVB adverte: nunca utilize um medicamento sem orientação médica.

Fonte: www.queroviverbem.com.br

O stress já afeta grande parte da população mundial. São pessoas que não dormem bem, se alimentam mal ou estão passando por uma fase difícil. Milhares de fatores podem provocar um stress. Alguns desses fatores e consequências você pode ver por aqui.